Identifique as más oclusões mais comuns em crianças:
 *As situações descritas abaixo são tratadas com Aparelhos Removíveis – OFM

Cruzamento Dentário Anterior – Crossbite Of Front Teeth



Nesta situação o dente da frente (anterior) e de cima (superior) está “cruzado” ou seja, atrás do dente anterior de baixo (inferior).

Mordida Cruzada Anterior – Underbite




Esta situação é bem mais grave que a anterior pois não existe apenas o cruzamento dentário anterior, mas o cruzamento de todos os dentes anteriores e desarmonia das bases ósseas.


A mandíbula encontra-se à frente da maxila, que esta para trás e “dentro” da mandíbula, o que pode causar alterações em sentido, direção e deslocamento do crescimento desses ossos e do relacionamento dos mesmos entre si. O tratamento deve ser o mais rápido possível, afim de evitar cirurgia futura!





Mordida Cruzada Posterior – Crossbite Of Back Teeth



Nesta Situação os dentes superiores de trás (posteriores)  estão “cruzados” ou seja, estão pra dentro posteriores inferiores) 





As Mordidas Cruzadas Posteriores podem ser unilaterais (de um só lado, direito ou esquerdo) como na foto a cima, e também podem ser Bilaterais (ambos os lados), como na foto ao lado. 

Apinhamento Dentário – Crowding



Nesta situação os dentes “entortam” ou “encavalam” (apinham), pela falta de espaço para que eles consigam ficar cada qual no seu devido lugar. 



Ocorre por falta de desenvolvimento ósseo ou seja, falta expansão óssea para que o tamanho do osso seja compatível ao tamanho dos dentes.



Mordida Aberta – Open Bite (Anterior ou Posterior)



Nesta situação os dentes da região da mordida aberta, não se tocam quando a criança fecha a boca, todos os dentes se tocam e nesta região fica um espaço.



Podem ser causadas por maus hábitos como uso de chupeta, mamadeira, chupar dedo e principalmente má postura da língua, onde o fonoaudiólogo se faz muito importante.






Sobressaliência – Protrusion


Nesta situação a maxila parece muito à frente da mandíbula e os dentes superiores ficam muito inclinados para frente, geralmente “apoiados” nos lábios inferiores o que faz com que estes se projetem cada vez mais. 




Na maioria dos casos não é a maxila que esta desarmônica, a maxila esta bem posicionada em relação a base do crânio e sim, a mandíbula que esta retruída (para trás), dando a “impressão” de protrusão maxilar. 




 Mordida Profunda – Deep Bite


Quando a criança oclui (encosta os dentes), os dentes superiores anteriores cobrem quase todo, ou todo, dente anterior inferior.

Em alguns casos a mordida profunda é tão severa que os incisivos inferiores ocluem no palato, ou seja os dentes da frente de baixo encostam no céu da boca, machucando a criança.



IMPORTANTE:

A identificação da má oclusão deve ser o quanto antes, mesmo em crianças bem pequenas já se utiliza tratamento (pistas diretas), sem uso de aparelhos. Crianças maiores por volta dos 5-6 anos já estão aptas ao uso dos aparelhos funcionais dos maxilares, pois estes além de serem extremamente eficientes, são confortáveis e não machucam a criança!!


*Cada má oclusão em si, já vale um post único para descrever a etiologia, desenvolvimento, tratamento e aparelho adequado para cada caso, que é mina intenção futura! 🙂




Fale conosco pelo whatsApp