O QUE É E COMO TRATAR O BRIQUISMO

O QUE É BRIQUISMO?
O briquismo é o ato de apertar os dentes, diferente do bruxismo, que só realizamos dormindo, o briquismo também fazemos acordado. Quem faz o bruxismo também faz o briquismo, mas nem sempre o briquista é também burlista!

O QUE CAUSA O BRIQUISMO?
O stress é o maior causador destes hábitos nada saudáveis. O briquismo é observado em pacientes de todas as idades e está relacionado ao alto nível de stress emocional e físico.

QUAIS AS CONSEQUENCIAS DO BRIQUISMO?
Se você costuma apertar os dentes, saiba que estes hábitos são sintomas característicos de briquismo, o distúrbio pode levar o paciente a contrair outros males, como dores de cabeça e disfunções na articulação temporomandibular (ATM).

COMO IDENTIFICAR O BRIQUISMO?

A prática de apertar os dentes é normalmente feita de forma inconsciente e a pessoa só passa a perceber alguma alteração por conta de dores nos músculos da mandíbula ou dores de cabeça, consequência da pressão exercida na boca. Outro sinal do briquismo é o fechamento inadequado da boca, ocasionado pelo alinhamento incorreto dos dentes, que podem ficar doloridos.
“”

QUAL O TRATAMENTO PARA O BRIQUISMO?
Os tratamentos disponíveis para o briquismo incluem o uso de aparelhos ortopédicos funcionais, que servem para proteger a articulação da pressão causada pelo apertamento dos dentes, o alívio possibilita a desinflamação da capsula articular (menisco), promovendo o alívio das dores, também  centraliza e equilibra a postura mandibular, reabilitando assim a da função mastigatória,
os aparelhos são confeccionados em articuladores próprios, a partir de moldes feitos pelo dentista.
Porém, este tratamento não promete CURA, já que a cura do briquismo está relacionada ao controle dos níveis de stress e a melhoria da qualidade de vida.

OUTRAS FORMAS…
Ouros métodos utilizados servem para promover o relaxamento local e funcionam como paliativo, são eles: Placas de acrílico ou acetato, aplicação de anestésicos ou massagens em “Trigger Points”, “Laserterapia” e ainda a aplicação de “Toxina Botulínica” no músculo do rosto chamado masseter.  A substância age diretamente na tensão muscular, diminuindo e tirando a força do músculo para o ato de ranger e apertar os dentes, o que provoca relaxamento e bloqueio de forma transitória dos impulsos nervosos, mas também diminui a capacidade mastigatória.

Fale conosco pelo whatsApp