Desconforto Durante Nascimento dos Dentinhos ?

Eles existem mesmo ??

Essa é uma dúvida persistente entre Mamães, Médicos e Dentistas, vou responder  baseando-me inteiramente em Artigo Científico, nada de “achismos”, ok?!!  Vamos lá…

Poucos dias antes do irrompimento (nascimento) do dente na boca, geralmente ocorrem Manisfestações Locais e/ou Sistêmicas. 

Manifestações Locais: 

Salivação Abundante, Prurido(coceira), Edema (acumulo de líquido) local e Eritema (vermelhidão) Gengival, Hiperemia (aumento de sangue) da Mucosa, Cistos de erupção…
Essas Manifestações são atribuídas a uma interação de Células Inflamatórias, Proteínas do Esmalte e Imunoglobulina E (IgE).

Manifestações Sistemicas: 
Febre que é resultado de uma reação de hipersensibilidade pela presença de IgE nos tecidos (gengiva…) em torno do dente em erupção.

Outros Sinais e Sintomas:


Tosse, Corrimento Nasal, Apatia,  Perturbações Gastrintestinais, Irritabilidade, Perda de Apetite, Diminuição do Sono, Aumento da Sucção Digital, Bruxismo, Convulsões e Herpes. 

A erupção dentária isoladamente não explicaria o surgimento desses eventos, embora eles possam ocorrer e simultaneamente. 




Vamos para alguns dados para entendimento da pesquisa:

Métodos: 
145 Mães/Responsáveis por crianças de 4 meses à 3 anos, participaram da pesquisa respondendo a um questionário contendo perguntas sobre Sinais e Sintomas relacionados à erupção dentária.


Resultados:



Legenda: Irritabilidade (80.76%), Febre (74.61%), Falta de Apetite (65.38%), Inflamação     Gengival (58.46%), Aumento de Salivação (47.69%), Diarreia (37,69%), Sono Agitado (33.84%), Enjôo (30.76%), Gripe (23.84%) e Coriza (22.3%).

 Irritabilidade: 

Pode ser consequência das alterações locais que acontecem com a movimentação dentária, quando ocorre ruptura do tecido conjuntivo da gengiva, tornando-a inflamada e edemaciada, ocasionando desconforto à criança. 

A inflamação gengival, por sua vez, propicia a presença de tumefação gengival e salivação intensa. 

Febre:
Algumas pesquisas comprovam a associação entre erupção dentária e febre, outras demonstram que não existe uma relação entre causa e efeito embora não excluam a probabilidade de haver uma fraca associação. 

Importante lembrar que a presença de Febre, Diarreia e Vômito pode ser indicativo de infecção, que deve ser descartada pelo Pediatra.

Diarréia: 


Alguns autores acreditarem que é um transtorno intestinal que ocorre não propriamente pela erupção de dentes e sim por infecção bacteriana, sendo consequência da contaminação dos dedos e objetos levados à boca em razão do desconforto gengival. 


Em torno de 1/3 dos Pediatras acredita que a Diarréia é uma manifestação relacionada ao processo de erupção dos dentes, devido  à presença de altos níveis de Citocinas Inflamatórias no fluido gengival durante o processo de erupção.


Que Profissional as Mães Procuram Neste Momento?



Legenda: Pediatra (56%), Automedicação (11%), Odontopediatra(10%), Pediatra + Automedicação (7%), Pediatra + Odontopediatra(6%), Nenhuma Atitude (10%)

  




A maioria das Mães/Responsáveis procuram o Pediatra  para esclarecer dúvidas quando seus filhos apresentam  manifestações durante o processo de erupção dos dentes decíduos (leite).
Essa atitude pode ser explicada pelo fato de a maior parte das manifestações clínicas ser de natureza sistêmica.


Conclusão:                                                

Concluímos então pelos dados acima que durante a erupção dos dentes decíduos manifestações Locais e/ou Sistêmicas são percebidas SIM pelas Mães e atendidas por Médicos e Odontólogos, que são os  os profissionais mais procurados nessa situação. Mamães as suas suspeitas procedem!!!

 Ressalto que a automedicação deve ser evitada!!!

Nota da Dra: Patrícia Tavares:
* O texto é fiel ao artigo da revodonto, mas não é o artigo na íntegra.
*As fotos dos bebês não pertencem ao artigo científico  e sim a Dra: Patrícia Tavares, com autorização das mães.





Fale conosco pelo whatsApp