Manchas nos dentes |
Causas dos dentes manchados ou amarelados:
– Uso do tabaco: Os pigmentos escuros dos cigarros e o fumo para mascar podem manchar os dentes.
– Higiene dental inadequada: A baixa frequência de escovação e de uso do fio dental para tirar a placa bacteriana pode causar a descoloração do dente.
– Enfermidades: Muitas enfermidades podem afetar o esmalte dentário (a superfície dura dos dentes) e a formação da dentina (o material que se encontra debaixo do esmalte), o que pode levar à descoloração. Além disso, os tratamentos para certas dores podem afetar a cor dos dentes. Por exemplo, a radiação na cabeça e no pescoço e a quimioterapia podem manchar os dentes.
– Idade: À medida que se envelhece, a camada exterior do esmalte dos dentes pode se desgastar, revelando a cor amarelada natural dos dentes.
– Genética: Algumas pessoas têm uma predisposição natural, o que faz com que seus dentes se tornem amarelados.
As mudanças no estilo de vida também podem ajudar a prevenir o aparecimento de manchas nos dentes. Por exemplo, beber menos café e refrescos. Caso você seja fumante, considere a possibilidade de parar de fumar ou de fumar menos. Uma higiene dental correta também pode ajudar a tirar e a prevenir as manchas superficiais nos dentes.
Perguntas frequentes:
Como funcionam os produtos branqueadores? As pastas de dente podem funcionar de formas diferentes. Algumas ajudam a polir as manchas da superfície. Outras ajudam a suavizar as manchas da superfície dos dentes e fornecem uma barreira protetora que ajuda a prevenir a formação de novas manchas. Pode ser que você também queira falar com seu dentista a respeito de produtos ou técnicas profissionais. Ele pode recomendar o produto correto para suas necessidades específicas.